domingo, 13 de dezembro de 2009

Lina: Entrevista com Bruno Auriema



01 - Quem foram os envolvidos?
       Eu, Bruno Auriema, nos desenhos e cores e a Cristina Veiga no roteiro. A editora é a Estação Liberdade.
02 - De quanto foi a 1a. tiragem do livro?
       2000 exemplares.
03 - Quem diagramou? Quanto tempo levou? 
       A diagramação foi feita por mim (Bruno Auriema)... não sei te dizer ao certo quanto tempo levou, pois eu fazia a diagramação conforme as páginas estavam prontas, mas com certeza foi um processo que tomou boa parte do meu tempo.
04 - Qual foi o passo seguinte, com o arquivo digital em mãos?
       A Editora se responsabilizou pela artefinalização do livro e envio para a gráfica, embora eu já tenha preparado tudo no formato adequado, com sangria, etc. Eu e a Cris também passamos boas horas olhando cada arquivo das páginas, revisamos o texto várias vezes, pra nos certificarmos de que estava tudo ok.
05 - Como foi sua experiência com a gráfica?
       Esta parte eu confiei à Editora, já que, ao ver os livros publicados por eles, percebi que o material era sempre de muita qualidade. No final ficamos muito satisfeitos com o livro impresso. As cores e o acabamento ficaram muito bons.
06 - Você teve algum problema com burocracia? Qual? Como foi resolvido?
       Se eu começar a te contar... (rs)
       Desde o princípio foi bastante complicado pra nós, toda essa parte de documentação exigida pelo Edital, de correr atrás de uma pessoa jurídica, e principalmente o pouco tempo que tinhamos pra cumprir todas as etapas. Felizmente sempre tivemos uma excelente assessoria por parte do pessoal da Secretaria de Cultura, que tirou todas as nossas dúvidas e nos ajudou muito nesse processo.




07 - Onde tem seu livro à venda? Quanto custa em média?
       No momento o livro está à venda na Livraria da Vila, onde foi feito o lançamento, mas logo será vendido em várias outras livrarias. O preço do livro é de 35 reais.
08 - Vai haver mais tiragens? Se sim, já sabe por qual editora?
       Bom, tudo vai depender da aceitação do público e das vendas dessa primeira tiragem. Se uma nova tiragem for impressa, com certeza será pela Editora Estação Liberdade.
09 - Você já fez a "contra-partida" que é pedida no edital?Se sim, onde e como foi? Se não, onde e quando será?
       Estamos trabalhando nisso. Tivemos contato com diversas bibliotecas de São Paulo, e acredito que as contrapartidas serão realizadas entre o final de novembro e dezembro.





 10 - Você tem mais algum projeto em vista?
       Sim. Temos um projeto que começamos a desenvolver assim que terminamos Lina. Tudo que podemos adiantar é que será bem diferente de Lina, com certeza.
11 - Algo a acrescentar?
       Esses meses foram muito corridos, mas com certeza muito divertidos. Tivemos o prazer de conhecer pessoas legais e interessantes, como os outros vencedores do ProAC 2008, assim como reencontrar pessoas que não viamos há tempos. O apoio de conhecidos, amigos e família também foi muito importante. Espero poder passar por essa loucura toda mais vezes!



Obs. Mais informações no blog do projeto, http://linahq.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário