De quanto foi a 1a. tiragem do livro?
1.000 exemplares
Quem diagramou? Quanto tempo levou?
Contratei um diagramador para o trabalho técnico, falei o que eu queria e ele aplicou as páginas, espaços, lombada, medidas, fechou arquivo, etc. Gastei 350,00. Demorou 3 semanas, lembrando que voltou duas vezes para a gráfica para ajustes de espaços, muito espaço em cima, pouco em baixo e assim por diante.
Qual foi o passo seguinte, com o arquivo digital em mãos?
Já tinha orçamento da gráfica, então só foi ligar e perguntar como teria que enviar os arquivos. Gravei em CD no formato PDF e cada página foi como arquivo separado.
Como foi sua experiência com a gráfica?
Péssima. Primeiro porque esperava um tipo de acabamento e veio outro diferente. Mandei um exemplo exato do que eu esperava mas não adiantou. Esperava uma prova de cor, algo assim ,mas quando vi já estavam em casa entregando o livro pronto. Não entendo de acabamento gráfico, orçamentos etc. Esperava que a gráfica me explicasse o processo, mas não fizeram isso. Enfim, foi uma experência meio frustrante e estressante essa relação com gráfica.
Você teve algum problema com burocracia? Qual? Como foi resolvido?
A burocracia foi o que mais deu trabalho para mim nesse processo governamental todo.
Já que eu tinha todo o material pronto, foi um bom teste de paciência. Lembrando que é bom não deixar para depois as questões relacionadas ao ISBN e CBL, que são os registros necessários para a publicação do livro.
Onde tem seu livro à venda?
O livro será distribuído pela Devir para as bancas especializadas com o selo DevirQuadrinhos, uma nova maneira de distribuição que a editora adotou. Fora isso ainda tenho alguns exemplares que posso enviar via correio. O livro custa R$20,00 (já com o frete incluso) e é só enviar o endereço com comprovante de depósito por e-mail : alogilmar@uol.com.br.
Vai haver mais tiragens? Se sim, já sabe por qual editora?
Ainda não tenho nada acertado para aumentar a tiragem. Talvez isso aconteça via Devir após o resultado da primeira distribuição, mas nada certo.
Você já fez a "contra-partida" que é pedida no edital? (o edital pede que os ganhadores realizem uma espécie de Workshop por um preço simbólico)
Ainda não fiz... pretendo fazer isso até o final de julho. Após isso, concluir o contrato com entrega da cota e da documentação comprovando os gastos.
Você tem mais algum projeto em vista?
Eu tenho um álbum que está estacionado na Devir, também é uma coletãnea de tiras que fiz exclusivamente para compor o livro. A idéia surgiu depois que a tira foi premiada no Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O título é: "OCRE, não recomendável para pessoas românticas". É uma série de tiras mais picantes que certamente nenhum governo compraria.
Bacana, Celso! Estamos aí para qualquer questão. Abraço.
ResponderExcluirObrigado por responder as perguntas, Gilmar. Com certeza suas respostas vão ajudar a mim aos outros pacmen. E a pessoas que querem lançar livros em geral. Valeu!
ResponderExcluir