sexta-feira, 15 de maio de 2009

Entrevista com Gilmar


De quanto foi a 1a. tiragem do livro?
1.000 exemplares

Quem diagramou? Quanto tempo levou?
Contratei um diagramador para o trabalho técnico, falei o que eu queria e ele aplicou as páginas, espaços, lombada, medidas, fechou arquivo, etc. Gastei 350,00. Demorou 3 semanas, lembrando que voltou duas vezes para a gráfica para ajustes de espaços, muito espaço em cima, pouco em baixo e assim por diante.

Qual foi o passo seguinte, com o arquivo digital em mãos?
Já tinha orçamento da gráfica, então só foi ligar e perguntar como teria que enviar os arquivos. Gravei em CD no formato PDF e cada página foi como arquivo separado.

Como foi sua experiência com a gráfica?
Péssima. Primeiro porque esperava um tipo de acabamento e veio outro diferente. Mandei um exemplo exato do que eu esperava mas não adiantou. Esperava uma prova de cor, algo assim ,mas quando vi já estavam em casa entregando o livro pronto. Não entendo de acabamento gráfico, orçamentos etc. Esperava que a gráfica me explicasse o processo, mas não fizeram isso. Enfim, foi uma experência meio frustrante e estressante essa relação com gráfica.

Você teve algum problema com burocracia? Qual? Como foi resolvido?
A burocracia foi o que mais deu trabalho para mim nesse processo  governamental todo.
Já que eu tinha todo o material pronto, foi um bom teste de paciência. Lembrando que é bom não deixar para depois as questões relacionadas ao ISBN e CBL, que são os registros necessários para a publicação do livro.

Onde tem seu livro à venda?
O livro será distribuído pela Devir para as bancas especializadas com o selo DevirQuadrinhos, uma nova maneira de distribuição que a editora adotou. Fora isso ainda tenho alguns exemplares que posso enviar via correio. O livro custa R$20,00 (já com o frete incluso) e é só enviar o endereço com comprovante de depósito por e-mail : alogilmar@uol.com.br.

Vai haver mais tiragens? Se sim, já sabe por qual editora?
Ainda não tenho nada acertado para aumentar a tiragem. Talvez isso aconteça via Devir após o resultado da primeira distribuição, mas nada certo.

Você já fez a "contra-partida" que é pedida no edital? (o edital pede que os ganhadores realizem uma espécie de Workshop por um preço simbólico)
Ainda não fiz... pretendo fazer isso até o final de julho. Após isso, concluir o contrato com entrega da cota e da documentação comprovando os gastos.

Você tem mais algum projeto em vista?
Eu tenho um álbum que está estacionado na Devir, também é uma coletãnea de tiras que fiz exclusivamente para compor o livro. A idéia surgiu depois que a tira foi premiada no Salão Internacional de Humor de Piracicaba.  O título é: "OCRE, não recomendável para pessoas românticas". É uma série de tiras mais picantes que certamente nenhum governo compraria.

2 comentários:

  1. Bacana, Celso! Estamos aí para qualquer questão. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por responder as perguntas, Gilmar. Com certeza suas respostas vão ajudar a mim aos outros pacmen. E a pessoas que querem lançar livros em geral. Valeu!

    ResponderExcluir